quinta-feira, 30 de maio de 2013

Teorema e Pitágoras (definição):


Pitágoras foi um filósofo grego que contribui-o ao desenvolvimento da matemática, astronomia e teoria da música. O teorema hoje é conhecido como teorema de Pitágoras já era falado pelos babilónios mil anos mais cedo.
O teorema de Pitágoras é utilizado em muitos ramos da matemática, engenharia e arquitetura.
Por exemplo na construção civil ou na serralharia, os operários utilizam frequentemente as medidas 60 cm, 80 cm e 1 m (100 cm) para averiguarem se dois lados estão em esquadria. Estes procedimentos foram-se tornando rotina no dia a dia pois utilizam apenas a fita métrica, mas estão sustentados numa base matemática!
Repara que + = , logo pelo mútuo do Teorema de Pitágoras, num triângulo de lados 60, 80 e 100, o ângulo formado pelos lados de medidas 60 e 80 é reto.
Na Antiguidade, os Egípcios recorrem a recíproco do Teorema para construírem ângulos retos. Para tal usavam cordas como nós com espaçamentos de 3, 4 e 5 unidades e depois, utilizando as 3 cordas, retesar até formarem um triângulo. Desta forma garantiam que o triângulo teria um angulo reto, fronteiro ao maior lado.
O teorema de Pitágoras e as suas demonstrações estão representadas em todos os continentes, culturas e épocas. Na realidade junta varias demonstrações.
James A. Garfield (1831-1881), o vigésimo presidente dos Estados Unidos Da América, em 1876, descobriu um estratagema interessante do Teorema.

Sem comentários:

Enviar um comentário